Cachaça, pinga, cana ou caninha, são inúmeros os nomes e apelidos para a aguardente de cana, a bebida alcoólica típica do nosso país que conquistou o paladar brasileiro...
Continue LendoCachaça, pinga, cana ou caninha, são inúmeros os nomes e apelidos para a aguardente de cana, a bebida alcoólica típica do nosso país que conquistou o paladar brasileiro. Hoje na culinária brasileira são inúmeros os pratos e drinks que levam a Cachaça como ingrediente indispensável em sua composição, mas é claro que a tão reverente Caipirinha foi a responsável por popularizar a bebida no dia-a-dia das pessoas e ainda é a mais pedida nos bares do nosso país.
A bebida é tão estimada na nossa cultura que a Cachaça é considerada patrimônio histórico e cultural do país, definição instituída no decreto 6871/2009: "a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de açúcar".
O Ministério da Cultura, em 2012, reconheceu um projeto de extrema importância gastronômica para a valorização da Cachaça: o "Mapa da Cachaça" que visa valorizar o consumo da caninha e promover o seu uso de forma inteligente, essa iniciativa foi fundamental na Copa do Mundo 2014, no qual a Cachaça foi uma das iguarias mais apreciadas pelos estrangeiros que visitaram nosso país.
Conheça mais sobre o projeto em www.mapadacachaca.com.br
Fonte - www.cultura.gov.br